
Veja a matéria que passou pela INFO Exame: “Fome de dados do Google passou dos limites” publicado por Mauricio Moraes.
Thiago Silva Teixeira“O Google não quer saber apenas o que os usuários dos seus serviços pesquisam na web. Agora, a empresa decidiu monitorar o que todo mundo busca.
Na sexta-feira, na calada da noite em boa parte do Ocidente, o blog oficial do povo de Mountain View soltou um post com título quase ingênuo: “Personalized search for everyone” (ou “Busca personalizada para todos”). Nem deu muita repercussão. Para quem lê o texto sem prestar muita atenção, parece até mais uma coisa cool, superbacana e incrível. Afinal, agora os resultados serão mais precisos para quem usa o buscador e não faz login com uma conta do Google.
O que os nossos amigos Larry Page e Sergey Brin querem, na verdade, é oficializar o armazenamento dessas informações, vinculadas ao IP e ao cookie gravado no computador do internauta, por 180 dias. É um tempo muito grande e uma falta de respeito com a privacidade dos usuários. Afinal, os dados podem, um dia, ser vasculhados por meio de ordem judicial, nos Estados Unidos. Ou um funcionário mal intencionado pode roubá-los. Ou um cracker pode se apropriar de tudo. No Yahoo!, o armazenamento dura 90 dias.
Claro que as pessoas que não têm conta Google podem recusar a gravação desse histórico, mas há alguns problemas. O Google não colocou um aviso na página do buscador e, com isso, muito pouca gente tem noção de que houve uma mudança. Em segundo lugar, o link para a desativação do histórico fica escondido: ele só aparece depois que alguém faz uma pesquisa, no canto superior direito da página.
Com essa montanha de dados nas mãos, os engenheiros de Mountain View (ou seriam do Big Brother?) podem analisar melhor o comportamento dos internautas em todo o planeta. E, assim, conseguirão direcionar melhor os anúncios que fazem a alegria dos seus cofres, desenvolver produtos que as pessoas querem adquirir e prever tendências invisíveis para a maioria. Uma melhoria nos resultados de busca é pura consequência.”
líder em tecnologia e estratégia
thiago@isolucao.com
Ribeirão Preto - SP - Brasil
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