1 de jul. de 2009

História Local

Em poucas linhas, pretendo discutir a importância de conhecer e compreender a História local, no nosso caso, a História de Ribeirão Preto.
Recordando o artigo anterior (24/06/2009), quando falei sobre patrimônio histórico e direito à Memória, eu comentei, no final do Artigo a questão da Identidade.
Essa identidade a que me refiro só é possível àqueles que conhecem as origens do seu lugar. E digo não só as origens históricas, mas também as origens culturais. Ter essa consciência permite um grupo reconhecer-se.
Um indivíduo capaz de reconhecer-se, é um indivíduo capaz de se perceber como agente da história, e não apenas como mero expectador ou coadjuvante da história.
Além disso, a consciência histórica é condição sine qua non para a orientação em uma situação atual que demanda alguma ação. Ela é que vai permitir que, em uma situação complexa e por isso com muitas variáveis, seja encontrado parâmentros locais específicos(já conhecidos e muitas vezes testados), que levam a uma melhor análise das variáveis e a uma decisão mais acertada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário